Quais são as suas dúvidas sobre os exames diagnósticos de COVID-19?
Pensando na comodidade de seus clientes e buscando atender suas necessidades, a GenLab Diagnósticos possui um Parque Tecnológico de alta eficiência e equipe técnica especializada e preparada para realização das análises de forma rápida e precisa.
Nossas modalidades de entrega de resultado do exame RT-PCR para COVID-19:
* COV19 – Resultado até às 7:00h do dia seguinte da coleta/entrega do material.
* COVUR – Resultado em até 6 horas após a entrega do material na área técnica.
* COVGX – Resultado em até 3 horas após a entrega do material na área técnica.
* INFLU – Resultado até às 7:00 do dia seguinte da coleta/entrega do material.
* INFLUUR – Resultado até às 20h, entregando o material até às 14h em nossa área técnica.
Sim: para a realização deste exame, em amostra de Saliva, alguns preparos devem ser respeitados para a qualidade do teste:
– 30 minutos antes da coleta:
*Não fumar
*Não comer
*Não escovar os dentes
*Não utilizar spray nasal
– 10 minutos antes da coleta:
* Não beber água
Segundo a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, a detecção do vírus por RT-PCR permanece sendo o teste laboratorial de escolha para o diagnóstico de pacientes sintomáticos na fase aguda da COVID-19, que ocorre entre o 3º e 7º do aparecimento dos sintomas.
O teste Rápido de Antígeno apresenta seu mais alto nível de sensibilidade do dia 0 até o 3º após a possível exposição ou do aparecimento dos sintomas.
Trata-se do teste mais utilizado para a realização de triagem de pessoas assintomáticas.
A sorologia IgM/IgG deve ser realizada ao menos 10 dias após o início dos sintomas. A realização do teste antes desse período pode levar a um resultado “falso negativo”, pois a produção desses anticorpos requer tempo.
O teste de Anticorpo Neutralizante atinge os maiores graus de sensibilidade após o 21º dia do início dos sintomas da COVID-19 ou da aplicação da segunda dose da vacina.
Vale ressaltar que, para as análises de anticorpos, os resultados negativos não necessariamente indicam falha de imunização e resultados positivos não liberam os indivíduos das medidas de proteção recomendadas pelos órgãos de Saúde.
O RT-PCR e o Teste Rápido de Antígeno são exames diagnósticos que permitem a identificação do vírus ainda na fase aguda da doença.
Considerado o padrão Ouro no diagnóstico da COVID-19, o RT-PCR é um teste de base molecular que consiste na detecção do material genético (RNA) do Sars-Cov-2 em amostras das vias aéreas coletadas com swab. Na GenLab Diagnósticos, o seu resultado é liberado até as 7:00h do dia seguinte à coleta do material. Este teste tem sido solicitado para viagens internacionais, procedimentos de saúde e estéticos, e uma grande vantagem é que o paciente também recebe o laudo em inglês.
O Teste Rápido de Antígeno, diferente dos ensaios moleculares, identifica partes da estrutura viral, o que o torna um pouco menos sensível em relação ao teste anterior. Trata-se de um imunoensaio cromatográfico que detecta, de forma qualitativa, a presença de antígenos do Sars-Cov-2 (coronavírus) em amostras coletadas da nasofaringe. A vantagem desse método está na rapidez da liberação dos resultados, divulgados em apenas 15 minutos! Isso possibilita, nos casos positivos, a adoção rápida das medidas de restrição de contágio.
Por outro lado, nos resultados negativos, deve-se considerar a necessidade de prosseguir a investigação com uma pesquisa por RT-PCR, se a suspeita persistir.
A Pesquisa de Anticorpos auxilia no acompanhamento da resposta imunológica do corpo em relação ao vírus SARS-CoV-2 em pessoas previamente expostas.
Os Anticorpos IgM são normalmente encontrados na fase aguda da doença, indicando contato recente com o vírus e os Anticorpos IgG estão associados à fase convalescente, permanecendo por um período maior no organismo. Este teste auxilia no monitoramento da evolução da resposta imunológica. Embora detectem a presença dos anticorpos contra componentes do vírus, não analisam a capacidade de neutralização viral.
O teste de anticorpo Neutralizante avalia a capacidade de neutralização do agente viral, ou seja, se os anticorpos são capazes de combater a infecção, impedindo a ligação do vírus à célula humana e, consequentemente, sua replicação. Estes anticorpos podem ser produzidos após infecção natural ou após a vacinação, sugerindo uma maior proteção a futuras exposições ao vírus.
Genlab Diagnósticos | CNPJ: 39.843.330/0001-34 | (21) 3429-4769
Rua Newton Prado, 72 – Vasco da Gama – Rio de Janeiro/RJ CEP: 20930-445
2021 Genlab Diagnósticos - Todos os direitos reservados. Imaginado por awebdesigner.online